Historial do clube G.D.C. Mombeja

O Grupo Desportivo e Cultural Mombeja nasceu da vontade de um grupo de jovens da aldeia de Mombeja que gostando de praticar futebol se resolveram organizar de forma a constituir um clube que lhe permitisse entrar num campeonato. Isto aconteceu no ano de 1993 e depois de todos os pormenores tratados foi constituído oficialmente por escritura realizada no dia 5 de Abril de 1993. Uma das curiosidades deste Grupo era que inicialmente os directores eram simultaneamente jogadores.

Depois de criado o Grupo Desportivo e Cultural Mombeja decidiu-se que a equipa de futebol participaria no Campeonato Distrital de Futebol 11 do INATEL e desde a época 1993/1994 até à presente época tem participado regularmente neste campeonato. Para além disto o Grupo Desportivo e Cultural Mombeja tem participado em diversos torneios quer como convidado quer como organizador.

Em 2005, devido à vontade de um grupo de sócios que praticavam BTT e que pretendiam faze-lo de uma forma organizada, foi criada uma Secção de BTT no Grupo Desportivo e Cultural Mombeja. Desde então essa Secção tem participado em diversos passeios BTT e organiza anualmente o seu próprio passeio BTT “Pelos Trilhos de Mombeja”.

O Grupo Desportivo e Cultural Mombeja, que quando iniciou a sua actividade nem campo de futebol tinha (na primeira época em que participou no campeonato teve de trocar a ordem dos jogos por não ter campo de futebol) possui neste momento o seu próprio campo de futebol vedado e iluminado, balneários, um casão, uma pequena Sede e uma carrinha de nove lugares, tudo isto foi conseguido à custa de muito trabalho voluntário, para além de subsídios de várias entidades e protocolos assinados.

Neste tempo que leva de actividade o Grupo Desportivo e Cultural Mombeja tem colaborado na organização de diversos eventos que tem acontecido em Mombeja, em conjunto quer com a Junta de Freguesia de Mombeja, quer com as outras Associações da freguesia, tanto de forma activa como através da cedência das suas instalações.
0